Chuva aumenta locais impróprios para banho em SC

A chuva fez com que aumentasse o número de pontos impróprios para banho nas praias catarinenses, afirmou a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) em relatório divulgado nesta sexta-feira (24). Dos 214 locais analisados, 68 devem ser evitados pelos banhistas. Pelo relatório passado, eram 55 pontos impróprios para banho.

Segundo a Fatma, as coletas foram feitas entre 20 e 24 de março. Dos 75 pontos monitorados em Florianópolis, 26 estão impróprios para banho. No restante do litoral, dos 139 locais, 42 devem ser evitados pelos banhistas. Confira aqui o relatório completo.

Em comparação com o relatório da semana anterior, 17 pontos se tornaram impróprios e quatro, próprios. “Antes de mergulhar, indicamos que o banhista consulte o histórico daquele ponto. Em uma mesma praia, pode haver diversos locais aptos para banho”, disse o técnico do Laboratório da Fatma, Marlon Daniel da Silva.

Como é feita a análise
Para determinar se um ponto é próprio ou impróprio para banho, a Fatma analisa a presença da bactéria Escherichia coli, presente em fezes. Após cinco coletas consecutivas, o resultado é obtido. Um ponto só pode ser considerado próprio quando em 80% das análises a quantidade da bactéria é inferior a 800 por 100 mililitros.

Cidades monitoradas
Os pontos analisados ficam nos municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

 

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *