Cafeterias de SC expandem através de franquias

O consumo de café vem crescendo no país e o brasileiro está se tornando mais criterioso com relação à bebida. Diante desse cenário há também um crescimento no número de cafeterias e locais especializados na bebida. Com novos aromas e paladares, o café tem se tornado um ótimo negócio. Prova disso é a expansão das redes de franquias Café Cultura, de Florianópolis, e Café du Centre, de Itapema.

Fotos dos ambientes e produtos da cafeteria Café du Centre para o Bom Gourmet. Local: Café du Centre. R. Francisco Rocha, 643 – Batel.

O charme de Paris

Em 2014 as irmãs Paula e Bruna Vieira decidiram mudar o rumo de suas vidas e abrir uma cafeteria em Itapema. Quando pintavam as paredes do pequeno estabelecimento, não imaginavam o sucesso que alcançaria a Café du Centre. Quem visita uma unidade da cafeteria é capaz de ser transportado para um dos tradicionais cafés da França. Não só pelos pratos típicos, mas também pela decoração e charme do ambiente, incluindo a trilha sonora.

“Eu e minha irmã sempre nos encontrávamos nos finais de tarde para tomar café e conversar. Mas sempre tínhamos que sair da nossa cidade, foi aí que surgiu a ideia de montar o nosso próprio café. A nossa inspiração foi a França, queríamos trazer a Paris dos nossos sonhos para dentro do nosso café e acho que conseguimos”, afirma Bruna Vieira, uma das fundadoras. Com a grande aceitação dos produtos servidos, elas abriram o sistema de franquia em 2015.

O ambiente pequeno e intimista com no máximo 150m² e 18 mesas é ideal para servir os produtos artesanais. Entre as receitas de sucesso, as famosas ‘taças sujas ou desconstruídas’, que são lambuzadas com diversos ingredientes. Uma criação da marca que ficou amplamente conhecida no Brasil. As irmãs também inovam nas receitas com a bebida predileta dos brasileiros, o café. Entre as receitas, versões com sorvete, chocolates, paçocas e outros.

“As nossas receitas são artesanais e mais demoradas, por isso priorizamos ambientes menores. Nossa maior preocupação é com a qualidade dos nossos produtos e também com um atendimento de excelência”, conclui a empreendedora. No ano passado, a rede faturou R$ 8,7 milhões, apenas um ano depois de ter aberto a primeira franquia. Em 2017, já são 15 franqueados, está consolidada no Sul do país e acaba de anunciar sua primeira unidade para o Centro-Oeste brasileiro.

Cafés exclusivos

No mercado desde 2004, a rede de cafeterias Café Cultura está em plena expansão. Reconhecida pelos seus cafés especiais e blends exclusivos, a rede possui quatro franquias e três unidades próprias e está prospectando novos franqueados. A expansão é resultado de um mercado que não para de crescer e conquistar novos adeptos: o de café especiais.

“Decidimos apostar em franquias devido à demanda dos nossos clientes, que nos solicitavam a abertura das nossas cafeterias em outras regiões de Florianópolis e também outros municípios. E analisamos que o sistema de franquias seria o ideal, pois com ele é possível a nossa rede crescer mais rápido”, afirma a empresária Luciana Melo.

A rede é referência no setor. Trabalha apenas com cafés exclusivos, e o processo de fabricação, do cultivo na fazenda à xícara, é marcado por um alto grau de profissionalismo. A Café Cultura está presente no ranking 2016 das top 20 cafeterias do Brasil pela Revista Espresso, a principal publicação do setor. Segundo Luciana Melo e o sócio Joshua Stevens, o principal diferencial da cafeteria é a qualidade do café.

“Trabalhamos apenas com grãos do tipo arábica cultivados em fazendas selecionadas e certificadas de Minas e São Paulo. A torrefação é própria, realizada no Centro de Pesquisa Café Cultura Lab, pelo mestre de torra. Esse processo artesanal, personalizado e exclusivo torna o nosso café especialmente diferenciado”, explica Luciana.

O Café Cultura também oferece diferentes tipos de grãos e processamentos para quem quer preparar a bebida em casa. Tem desde a moagem mais grossa até o moderno café em capsulas. A marca catarinense fechou 2016 com incremento de 20% nas vendas, bem acima da média nacional do setor de franquias, que foi de 8,3%, segundo a Associação Brasileira de Franchising.

Crescimento de consumo

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, peerde apenas para a água, e é também a segunda matéria prima mais comercializada em todo o mundo, a seguir ao petróleo. O mercado brasileiro de café é um dos que mais crescem no mundo, com um consumo anual de 173 bilhões de xícaras. O país é o segundo maior consumidor, após os Estados Unidos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), o produto é consumido por 9 entre 10 brasileiros com mais de 15 anos, no país. A Abic apresentou estudo que prevê crescimento do consumo em torno de 3% ao ano até 2020.

Fonte: G1.globo.com

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